Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Novo besouro nomeado em honra da ativista Greta Thunberg

'Nelloptodes gretae' tem duas antenas que se assemelham às tranças da jovem ativista climática.

Novo besouro nomeado em honra da ativista Greta Thunberg
Notícias ao Minuto

19:31 - 25/10/19 por Sara Gouveia

Mundo Homenagem

Uma nova espécie de besouro foi nomeada em honra da ativista climática Greta Thunberg. O 'Nelloptodes gretae' tem menos de um milímetro de comprimento e não tem asas ou olhos, mas é parecido com a sua 'madrinha de batismo' pois tem duas antenas que se assemelham às duas tranças da jovem.

Michael Darby, um dos cientistas responsável pela análise do animal, explicou à BBC que a escolha do nome se deveu ao facto de estar "extremamente impressionado" com a campanha feita em prol do ambiente pela adolescente sueca.

O besouro foi inicialmente encontrado no Kenya nos anos 60 por William Block, que doou algumas amostras ao Museu de História Natural em Londres, em 1978. Tem estado guardado na coleção do museu desde então.

Michael Darby estava a estudar a coleção quando se deparou com a nova espécie - na altura ainda sem nome. Ao nomear o besouro em honra de Greta, disse querer "reconhecer a sua contribuição espantosa na consciencialização para com os problemas ambientais".

Notícias ao MinutoNelloptodes gretae © Divulgação/ Michael Darby

O curador do museu, Max Barclay, acrescentou ainda que o nome se aplica porque "é possível que se estejam a perder espécies por descobrir a todo o momento, ainda antes de os cientistas terem tempo de as nomear, devido à perda da biodiversidade".

Recorde-se que há outros animais nomeados em honra de celebridades, músicos, políticos ou artistas. Há por exemplo um parasita chamado 'Gnathia marleyi' em honra de Bob Marley, ou uma aranha 'Spintharus leonardodicaprioi'. As semelhanças também foram tidas em conta em alguns casos como é o caso da mosca de pelo dourado batizada por Beyoncé - 'Scaptia beyonceae'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório