Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Bercow bloqueia nova votação do acordo do Brexit para esta segunda

O 'speaker' rejeitou a possibilidade de nova votação do acordo estabelecido por Boris Johnson com Bruxelas.

Bercow bloqueia nova votação do acordo do Brexit para esta segunda
Notícias ao Minuto

15:42 - 21/10/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

A tentativa do governo britânico de realizar a votação do acordo do Brexit que o primeiro-ministro Boris Johnson negociou com a União Europeia na semana passada foi bloqueada pelo 'speaker' da Câmara dos Comuns, John Bercow, avança a BBC

"A moção de hoje, é em substância a mesma da moção de sábado e a Câmara dos Comuns já tomou uma decisão, as circunstâncias de hoje são em substância as mesmas de sábado", afirmou Bercow, acrescentando que votar no acordo do Brexit seria "repetitivo e desordeiro". 

John Bercow considerou que, como não houve uma mudança substancial em torno da moção, esta sua decisão foi "necessária... para assegurar a utilização sensata do tempo e o respeito pelas decisões que a Câmara dos Comuns toma". 

No sábado, a maioria dos deputados do parlamento britânico aprovou a emenda Letwin que forçou Boris Johnson a pedir um adiamento do Brexit à União Europeia até que o acordo seja aprovado na Câmara dos Comuns 

Ainda no sábado, Boris Johnson escreveu uma carta a Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, a pedir o adiamento do Brexit. Mas também lhe enviou uma segunda carta a pedir que não aceitasse esse adiamento. 

[Notícia atualizada às 16h03]

Leia Também: Brexit: Desenvolvimentos e cenários após 'Super Sábado'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório