Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Barnier não está otimista quanto a acordo antes do Conselho Europeu

O negociador-chefe da União Europeia declarou hoje, diante da Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu, não ter "razões para estar otimista" sobre a perspetiva de um acordo com o Reino Unido ser alcançado até meados de outubro.

Barnier não está otimista quanto a acordo antes do Conselho Europeu
Notícias ao Minuto

18:16 - 12/09/19 por Lusa

Mundo Brexit

"Não temos razões para estar otimistas", advertiu esta manhã Michel Barnier, durante o seu encontro com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e os líderes das várias bancadas da assembleia europeia.

Na sua intervenção, divulgada esta tarde à imprensa, o principal negociador da União Europeia (UE) admitiu ser incapaz de esclarecer "objetivamente" se os contactos estabelecidos entre Bruxelas e Londres podem conduzir a um acordo antes do Conselho Europeu, agendado para 17 e 18 de outubro.

"Veremos se nas próximas semanas os britânicos estão em condições de nos apresentar propostas concretas por escrito, que sejam juridicamente viáveis", completou.

O político francês esclareceu ainda que, caso um acordo entre a União Europeia e o Governo de Boris Johnson não seja alcançado até meados de outubro, caberá aos chefes de Estado e de Governo dos 27 pronunciar-se sobre "uma eventual extensão suplementar" do Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, aquele que estipula um período de dois anos de negociações para a saída do bloco comunitário.

Inicialmente marcada para 29 de março de 2018, a saída do Reino Unido do bloco comunitário está agora agendada para 31 de outubro.

Esta manhã, o presidente do PE fez depender a aprovação de um acordo para o 'Brexit' pela assembleia europeia da existência de um mecanismo de salvaguarda, denominado 'backstop', que pretende evitar o regresso de uma fronteira física na Ilha da Irlanda.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem-se manifestado convicto de que é possível conseguir alterações ao Acordo de Saída, firmado em novembro por Bruxelas e a sua antecessora, Theresa May, nomeadamente substituir o 'backstop', e obter um acordo até ao Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro.

"Estou com muitas esperanças que vamos conseguir um acordo nessa cimeira crucial. Estamos a trabalhar muito", garantiu esta manhã.

Se não conseguir um acordo até 19 de outubro, nem conseguir autorização do parlamento para uma saída sem acordo, terá de cumprir a lei promulgada na segunda-feira que obriga o governo a pedir um adiamento da saída por três meses, até 31 de janeiro.

Os restantes 27 Estados membros da UE têm depois de concordar unanimemente com uma extensão do processo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório