EUA pretende banir venda de cigarros eletrónicos com sabores

Decisão surge após o número de mortes que têm sido reportadas por relação com o uso dos cigarros eletrónicos e com o aumento de menores fumadores.

Cigarros eletrónicos e tabaco aquecido preocupam os pneumologistas

© iStock

Sara Gouveia
11/09/2019 20:05 ‧ 11/09/2019 por Sara Gouveia

Mundo

EUA

A Casa Branca anunciou, esta quarta-feira, que planeia banir a venda de cigarros eletrónicos com sabor. A decisão surge após o registo de várias mortes que têm sido relacionadas com o uso desses aparelhos e pelo aumento do número de menores que têm aderido a estes aparelhos.

"Acabei de anunciar juntamente com o presidente e a FDA que vamos finalizar políticas para retirar cigarros eletrónicos com sabores do mercado", anunciou o secretário de Estado da Saúde norte-americano, Alex Azar, no Twitter.

Ainda pelo mesmo meio, Alex Azar deu conta de que para já a medida não vai incluir os cigarros eletrónicos com sabor a tabaco. Mas "se os dados mostrarem que as crianças migraram para esses produtos faremos o necessário para impedir o uso continuado desses aparelhos por jovens".

"A Administração Trump está a deixar claro que pretende limpar o mercado de cigarros eletrónicos com sabores para tentar reverter a epidemia preocupante de uso de cigarros eletrónicos por jovens que está a impactar crianças, famílias, escolas e comunidades", pode ler-se no comunicado da Casa Branca.

O Michigan já se tinha tornado o primeiro estado a proibir a venda da maior parte de cigarros eletrónicos com sabor, a semana passada, numa iniciativa para tentar reduzir a epidemia dos vulgarmente chamados 'vape'. 

A decisão surge ao mesmo tempo que o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano já tem o registo de seis mortes e 500 casos de doenças pulmonares “potencialmente relacionadas” com os cigarros eletrónicos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas