Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

Merkel ainda acredita num acordo entre Reino Unido e União Europeia

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que espera um acordo entre o Reino Unido e a UE sobre o Brexit, apesar das incertezas sobre a situação política de Londres.

Merkel ainda acredita num acordo entre Reino Unido e União Europeia
Notícias ao Minuto

11:09 - 11/09/19 por Lusa

Mundo Brexit

Abordando o Brexit num discurso na câmara baixa do parlamento alemão (Bundestag), Angela Mekel declarou-se "firmemente convencida" de que ainda há "todas as oportunidades" de uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) de forma ordenada, ou seja, com um acordo.

"E o governo alemão vai comprometer-se até ao último dia a tornar isso possível", insistiu a chanceler, durante os debates sobre o orçamento de 2020 no Bundestag.

Angela Merkel acrescentou, no entanto, que a Alemanha "também se preparou para uma partida desordenada".

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que tentará encontrar um novo acordo de saída com a UE na cimeira da UE de 17 e 18 de outubro, depois de ter uma série de desaires na Câmara dos Comuns britânica, incluindo a perda da sua maioria parlamentar.

Na terça-feira, o líder conservador, que deu como certo o Brexit a 31 de outubro, determinou ao Parlamento uma pausa forçada de cinco semanas, numa ação muito controversa.

A oposição britânica quer garantir que a perspetiva de um "não acordo" e o caos económico sejam descartados e que o Brexit seja adiado por três meses se nenhum acordo for firmado até 19 de outubro, como o parlamento votou na semana passada.

Johnson quer renegociar a cláusula de 'backstop' na fronteira irlandesa, uma questão muito delicada. Londres e Bruxelas não concordam em como manter essa fronteira aberta após o Brexit.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório