Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Riade considera anexação parcial da Cisjordânia "escalada perigosa"

A Arábia Saudita considerou hoje uma "escalada perigosa" a promessa do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de anexar uma parte da Cisjordânia ocupada se for reeleito nas legislativas de 17 de setembro.

Riade considera anexação parcial da Cisjordânia "escalada perigosa"
Notícias ao Minuto

00:22 - 11/09/19 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

"O Reino afirma que esta declaração é uma escalada muito perigosa contra o povo palestiniano e que representa uma violação fragrante da carta das Nações Unidas e dos princípios do direito internacional", refere a agência de notícias saudita, citando o Reino.

Segundo a mesmo documento, Riade vai solicitar uma "reunião de urgência" com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 57 membros da Organização para a Cooperação Islâmica.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu na terça-feira anexar uma parte da Cisjordânia ocupada se for reeleito nas legislativas de 17 de setembro, depois de nas eleições de abril ter prometido anexar alguns colonatos.

"Hoje anuncio a minha intenção de aplicar, num futuro governo, a soberania de Israel sobre o vale do Jordão e a parte norte do mar Morto", declarou Netanyahu durante uma conferência de imprensa em Ramat Gan, perto de Telavive.

O vale do Jordão representa cerca de 30% da Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel desde 1967.

O anúncio de Netanyahu ocorre a exatamente uma semana da votação num escrutínio que se prevê muito disputado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório