Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2019
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Raio que atingiu turistas na Polónia fez três mortos e 22 feridos

Dia estaria a ser soalheiro. Tempestade surpreendeu turistas.

Raio que atingiu turistas na Polónia fez três mortos e 22 feridos

Pelo menos três pessoas morreram e 22 ficaram feridas após serem surpreendidas por uma tempestade nas montanhas Tatra, na Polónia. Numa primeira fase, não se sabia ainda quantas pessoas tinham sido vitimadas. 

Adianta a Reuters que um raio atingiu um grupo de turistas em Giewont (na imagem), a cerca de 1.900 metros de altitude. Este incidente foi fatal para três pessoas e causou pelo menos uma dúzia de feridos. Os restantes feridos terão sido surpreendidos noutra parte da montanha. A manhã estaria soalheira quando o fenómeno meteorológico se deu.

"Temos uma situação muito complicada aqui", admitiu mesmo o líder de um grupo de voluntários de uma organização de resgate polaca.  

Relatos nas redes sociais adiantam ainda que entre as vítimas mortais está uma criança de 12 anos de idade. Pelo menos quatro helicópteros estavam envolvidos nas operações de resgate das vítimas.

A mesma agência adianta que os turistas naquela zona montanhosa costumam terminar a sua visita no topo da montanha, onde se encontra uma cruz de ferro de 15 metros de altura, ali colocada já em 1901. A cruz em causa atrai relâmpagos.

Citado por uma cadeia de televisão polaca, um dos turistas adiantou que o grupo não teve tempo para se refugiar. "Estávamos a passear quando escutámos um trovão", recordou, vincando que "nada indicava que se estivesse a formar uma tempestade".

Desconhece-se ainda a nacionalidade dos turistas. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório