Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Conflito no nordeste da Nigéria já provocou mais de 134 mil deslocados

O conflito entre o grupo jihadista Boko Haram e forças governamentais no nordeste da Nigéria, que dura há uma década, provocou desde o início do ano mais de 134 mil deslocados, segundo as Nações Unidas (ONU).

Conflito no nordeste da Nigéria já provocou mais de 134 mil deslocados
Notícias ao Minuto

11:57 - 09/07/19 por Lusa

Mundo Nigéria

A ONU estima que nas zonas mais atingidas, os estados de Borno, Adamawa e Yobe, mais de 7,1 milhões de pessoas precisem de ajuda humanitária básica, devido à destruição dos meios de subsistência das populações.

O conflito, que em 2019 entra no seu 10.º ano consecutivo, agravou as situações de insegurança alimentar, desnutrição e epidemias.

As Nações Unidas estimam mais de 3 milhões de vítimas de insegurança alimentar, enquanto a desnutrição ameaça mais de 1 milhão de crianças da região.

De acordo com a ONUNews, dezenas de milhares de civis morreram em consequência do aumento da violência dos últimos meses, agravada pelas operações militares no estado de Borno.

Esta região foi visitada, na semana passada, por uma missão das Organização Internacional para Migrações (OIM), da comunidade humanitária na Nigéria e do Conselho Dinamarquês para Refugiados, que pediram mais apoio para enfrentar o recente agravamento da violência e das necessidades humanitárias.

O grupo Boko Haram foi criado em 2002 no nordeste da Nigéria por Mohameh Yusuf, após o abandono do norte do país pelas autoridades.

Inicialmente, os seus ataques eram dirigidos às forças governamentais nigerianas, no entanto, desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo adotou uma abordagem mais radical com a escalada de violência e tendo muitas vezes como alvo as populações civis.

Mais de 27 mil pessoas foram mortas desde 2009, tendo mais de 1,8 milhões sido forçadas a deixar as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório