Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Quase se repetiu colisão em Veneza. Cruzeiro ia batendo em iate

Este novo incidente reacendeu a controvérsia relativamente à entrada dos cruzeiros numa zona tão próxima do centro da cidade.

Quase se repetiu colisão em Veneza. Cruzeiro ia batendo em iate
Notícias ao Minuto

13:11 - 08/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Veneza

Cerca de um mês depois de um cruzeiro ter colidido contra o cais e um barco em Veneza, tendo provocado seis feridos, esteve à beira de se registar um novo incidente com outro navio de cruzeiro este domingo. A France 24 refere que o cruzeiro Costa Deliziosa quase bateu num iate e no cais.

O navio, com quase 300 metros e com capacidade para transportar mais de 3.800 pessoas, estava a ser rebocado por dois barcos quando se preparava para sair da cidade. Uma tarefa que estava a ser difícil pelas péssimas condições meteorológicas que se faziam sentir em Veneza, com chuva intensa e ventos fortes.

O vídeo captado por Roberto Ferrucci mostra o momento em que o cruzeiro se aproximou demasiado do cais, evitando por muito pouco o embate. Um pouco mais à frente estava um iate de 50 metros, aportado no cais. Quando parecia que a colisão era inevitável – a tripulação saiu a correr do iate para o cais – o rebocador que estava à frente do cruzeiro conseguiu puxá-lo para a direita e evitar o pior.

Mas este novo incidente voltou a fazer estalar a controvérsia relativamente à entrada e à saída de cruzeiros do porto de Veneza tão próximos do centro da cidade. Muitos habitantes têm protestado contra esta situação. Em causa estão os danos provocados no frágil ecossistema de Veneza mas também nas instáveis fundações da cidade italiana.

A ondulação criada pela passagem de navios de grandes dimensões está a contribuir para uma erosão cada vez maior das fundações de Veneza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório