Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Os (assustadores) desenhos de crianças em centros de detenção nos EUA

Os desenhos abaixo foram feitos por três crianças, com idades entre os 10 e os 11 anos.

Notícias ao Minuto

16:39 - 04/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Centros de detenção

Pediatras norte-americanos revelaram recentemente desenhos feitos por crianças em centros de detenção e de acolhimento de menores e famílias que tentam chegar aos Estados Unidos. As ilustrações mostram o entendimento da realidade para estes menores, que são separados dos pais.

Os desenhos foram entregues a médicos da Academia Americana de Pediatras (AAP, na sigla original) e mostram pessoas atrás das grades e em jaulas. Foram feitos por três crianças que estão num centro de detenção de McAllen, no estado do Texas.

Os menores são entregues àquele centro depois de serem libertados pelas autoridades, até serem novamente reunidos com os pais, algo que é incerto. Uma vez no centro, são vistos por especialistas em saúde mental, que estimulam a criação de desenhos, um meio eficaz para avaliar o estado mental de uma criança.

Os três desenhos acima foram feitos por três crianças com idades entre os 10 e 11 anos de idade, sendo dois deles oriundos da Guatemala. Dado o seu conteúdo alarmante, foram enviados à AAP e depois divulgados à CNN.

Em maio, 144 mil pessoas foram detidas pela polícia fronteiriça norte-americana, sendo que os centros de detenção e de acolhimento de menores e famílias não têm lugares suficientes.

Um relatório feito por um órgão de monitorização interna do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) sublinhou a falta de existência de casas de banho, refeições quentes ou roupas, mas também o facto de haver crianças com menos de sete anos desacompanhadas durante mais de duas semanas, quando deveriam ser entregues às suas famílias ou a instituições de acolhimento num máximo de 72 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório