Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Pedro Silva Pereira eleito vice-presidente do Parlamento Europeu

O eurodeputado socialista é o segundo vice-presidente mais votado, tendo sido eleito com 556 votos. Após a eleição, Pedro Silva Pereira considerou que este cargo "é um sinal do prestígio de Portugal, do papel que hoje Portugal desempenha no processo de construção europeia".

Pedro Silva Pereira eleito vice-presidente do Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

17:12 - 03/07/19 por Sara Gouveia

Política Parlamento Europeu

O eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira foi eleito vice-presidente do Parlamento Europeu. O antigo ministro foi o segundo vice-presidente do Parlamento Europeu mais votado, tendo sido eleito com 556 votos.

Pedro Silva Pereira foi assim eleito pelo grupo parlamentar Socialists & Democrats. Nas votações ficou apenas da irlandesa Mairead McGuinness, que obteve 618 votos.

Em declarações aos jornalistas em Estrasburgo, Pedro Silva Pereira referiu que está "naturalmente muito satisfeito com a votação".

"Dificilmente podia ter sido melhor. Acho que a minha eleição para vice-presidente do Parlamento Europeu valoriza Portugal na Europa e é também um grande reconhecimento internacional de todo o trabalho que tenho feito aqui ao serviço do projeto europeu", começou por dizer.

Para o ex-governante, este cargo da vice-presidência é "como uma importante trincheira para defender a democracia europeia". "As negociações dos últimos dias mostram bem como precisamos de valorizar a democracia europeia, de reforçar o Parlamento Europeu, para que a vontade política dos cidadãos expressa nas eleições tenha consequências nas decisões políticas da construção europeia", alertou.

"É esse o meu compromisso e é isso que farei como vice-presidente do Parlamento Europeu. Portanto será um contributo ao serviço deste grande projeto de paz e de prosperidade partilhada para todos na Europa", garantiu.

Pedro Silva Pereira sublinhou ainda que este cargo "é um sinal do prestígio de Portugal, do papel que hoje Portugal desempenha no processo de construção europeia". "Vimos como nos últimos dias o primeiro-ministro, António Costa, esteve no centro da construção de soluções políticas para o futuro e portanto acho que é o reconhecimento disso e uma oportunidade para Portugal fazer valer os seus pontos de vista em relação ao que deve ser a Europa", disse.

"Defendemos uma Europa mais forte, mas isso hoje em dia já não é apenas uma questão apenas das políticas ou das reformas do euro, que são muito importantes, é também um problema com a democracia europeia. Nós precisamos que no interior dos processos políticos na Europa a vontade dos cidadãos tenha consequências", assumiu o socialista. "Se alguma razão existe para que a abstenção nas eleições europeias seja maior do que noutras eleições é porque muitas vezes os cidadãos sentem que o seu voto não tem consequência na forma como a Europa é governada", rematou.

Pedro Silva Pereira é um dos 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu e era dos 17 candidatos o único de nacionalidade portuguesa. Na primeira volta já foram escolhidos os primeiros 11 e os restantes três serão escolhidos entre os seis nomes numa segunda volta.

[Notícia atualizada às 17h35]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório