Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Capitã do 'Sea Watch' libertada. Salvini pergunta se "juiz bebeu vinho?"

Recorde-se que Salvini é defensor de uma política anti-imigração.

Capitã do 'Sea Watch' libertada. Salvini pergunta se "juiz bebeu vinho?"
Notícias ao Minuto

13:44 - 03/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itália

Carola Rackete foi detida no passado sábado depois de ter desafiado a "política de portos fechados" imposta pelo ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, e as autoridades portuárias italianas ao ter atracado, sem autorização, o navio 'Sea Watch 3' no porto de Lampedusa.

Acontece que, esta terça-feira, o juiz encarregue do inquérito preliminar recusou o pedido dos procuradores italianos para manter a prisão domiciliária, salientando que a capitã alemã estava a "cumprir o seu dever de salvar vidas".

Uma decisão que, como seria de esperar, não tem a aprovação de Matteo Salvini, que num vídeo partilhado por si questiona a possibilidade de o juiz ter "bebido um copo de vinho" antes de tomar esta decisão e onde garante que não vai desistir das políticas anti-imigrantes. 

Recorde-se que Carola Rackete foi colocada em prisão domiciliária em Lampedusa e acusada de resistência ou violência contra um navio de guerra estrangeiro, bem como da tentativa de abalroamento, por ter chocado com uma patrulha de uma unidade policial militarizada (Guardia di Finanza) durante as manobras no porto de Lampedusa.

Foi também acusada de ter entrado em águas territoriais italianas sem autorização. "Talvez estivesse entediada e, portanto, legitimada a borrifar-se para as leis de um país", afirmou aquando da detenção Salvini, também vice-primeiro-ministro italiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório