Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Reforçado apoio na fronteira do Peru para atender migrantes venezuelanos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) reforçou o apoio às autoridades peruanas na fronteira entre o Equador e o Peru, a braços com um fluxo sem precedentes de migrantes e refugiados venezuelanos.

Reforçado apoio na fronteira do Peru para atender migrantes venezuelanos
Notícias ao Minuto

00:32 - 16/06/19 por Lusa

Mundo ACNUR

Na sexta-feira, véspera de entrar em vigor a necessidade de visto humanitário para os venezuelanos que entram no Peru, registaram-se mais de 8.000 entradas no país.

Segundo organizações peruanas ligadas às migrações, citadas pela agência de notícias Efe, foram mais de 9.000 os venezuelanos que entraram só na sexta-feira.

Em qualquer dos casos trata-se de números recorde para um único dia, desde que se acentuou a crise na Venezuela há três anos, durante os quais mais de quatro milhões de venezuelanos abandonaram o país.

O ACNUR indicou que tem registos de que pelo menos 4.700 dos venezuelanos que chegaram ao Peru na sexta-feira apresentaram pedidos de asilo para serem reconhecidos como refugiados, o que também representa um recorde.

Ao todo, o Peru já recebeu 280.000 pedidos de asilo por parte de cidadãos venezuelanos e emitiu autorizações de residência para mais de 390.000, de um total de 800.000 venezuelanos que se estima estejam no país.

As equipas do ACNUR na fronteira têm testemunhado o estado dramático em que chegam muitos venezuelanos, alguns dos quais tiveram de caminhar entre 30 a 40 dias para chegar à fronteira do Peru, o que levou a que se multiplicassem os casos de subnutrição, desidratação e problemas de saúde entre os venezuelanos.

As autoridades peruanas estão a trabalhar 24 horas por dia para atender à situação, diz o ACNUR, citado pela Efe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório