Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

ONG denuncia detenções arbitrárias pela Autoridade Palestiniana e Hamas

A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje que a Autoridade Nacional Palestiniana, liderada pelo partido Fatah, na Cisjordânia, e o movimento Hamas, em Gaza, fazem detenções arbitrárias a críticos e opositores pacíficos.

ONG denuncia detenções arbitrárias pela Autoridade Palestiniana e Hamas
Notícias ao Minuto

07:55 - 29/05/19 por Lusa

Mundo Direitos Humanos

"A Autoridade Palestiniana e o Hamas permanecem amargamente divididos, mas unidos numa abordagem de esmagar a dissidência", acusou o diretor adjunto do Médio Oriente e Norte da África da HRW, Eric Goldstein, em comunicado.

"Os líderes que estão no poder há mais de uma década sem eleições deveriam, no mínimo, ouvir as críticas, não puni-las", observou.

De acordo com a organização não-governamental, de janeiro de 2018 a março de 2019, os tribunais em Gaza não condenaram nenhum oficial por detenções arbitrárias, maus-tratos ou tortura, enquanto os tribunais na Cisjordânia condenaram apenas um oficial de segurança por essas ofensas, condenando-o a dez dias de prisão, segundo dados fornecidos pela Autoridade Palestiniana e pelo Ministério do Interior de Gaza.

A HRW registou cinco casos da prática sistemática desde o início de 2019 - dois na Cisjordânia e três em Gaza - nos quais as forças de segurança detiveram jornalistas e ativistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório