Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Israelitas apresentam cerveja produzida com leveduras com 3.000 anos

Investigadores israelitas anunciaram hoje que conseguiram extrair de potes antigos leveduras para fazer uma cerveja semelhante à que os faraós beberam há mais de 3.000 anos.

Israelitas apresentam cerveja produzida com leveduras com 3.000 anos
Notícias ao Minuto

17:08 - 22/05/19 por Lusa

Mundo Cerveja

A cerveja, com um teor de álcool de 6% e com um sabor a trigo, foi hoje apresentada aos jornalistas em Jerusalém, simultaneamente com um hidromel com uma taxa alcoólica de 14%.

É a primeira vez que uma cerveja é criada com uma levedura antiga, asseguraram em conferência de imprensa os investigadores da Autoridade de Antiguidades Israelitas e de três universidades envolvidas no projeto.

"Quando conseguimos terminar esta cerveja, sentámo-nos à mesa, bebemos e fizemos um brinde", disse Aren Maeir, arqueólogo da universidade de Bar-Ilan, desabafando de seguida: "E eu disse que ou ficaríamos todos bem ou morreríamos em cinco minutos, mas sobrevivemos e estamos todos bem para contar a história".

As leveduras utilizadas foram encontradas no fundo de jarros descobertos em locais de escavações arqueológicas, alguns no deserto de Negev, no sul do país.

A cerveja hoje provada foi feita com leveduras com cerca de 3.000 anos, mas também foram encontradas leveduras com cerca de 5.000 anos, segundo a Autoridade de Antiguidades.

Para produzir esta cerveja, os investigadores usaram métodos modernos de fabrico, mas no futuro pretendem fazê-lo usando as técnicas e receitas da época e, possivelmente, lançar o produto no mercado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório