Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Angela Merkel apela à luta contra o avanço dos nacionalismos na Europa

A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou hoje ao combate contra o avanço dos nacionalismos na Europa, numa intervenção num ato de campanha do Partido Popular (PPE) Europeu para as eleições europeias, em Zagreb.

Angela Merkel apela à luta contra o avanço dos nacionalismos na Europa
Notícias ao Minuto

23:42 - 18/05/19 por Lusa

Mundo Angela Merkel

"Temos que lutar contra este nacionalismo que avança, que trata de destruir este projeto comum de Europa", sublinhou Merkel, considerou que não existe contradição em edificar uma Europa unida e ao mesmo tempo sentir orgulho no seu país.

"A Europa é um projeto de liberdade. Também vivi em ditadura, não podia viajar e vir à antiga Jugoslávia", acrescentou a chefe do Governo alemão numa alusão à sua origem da antiga República Democrática Alemã (RDA).

Após a reunificação da Alemanha há 30 anos "todos trabalhamos para que todos tenhamos os mesmos direitos, paz e liberdade", prosseguiu Merkel.

A chanceler alemã falava durante um comício do PPE na capital da Croácia no qual também participou o seu compatriota Manfred Weber, candidato do PPE à presidência da Comissão Europeia, e o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, líder da União Democrática da Croácia (HDZ).

Debaixo de aplausos de cerca de seis mil apoiantes da HDZ, Merkel pediu o voto nesse partido, membro do PPE, nas eleições para Parlamento Europeu, que decorrem entre 23 e 26 de maio.

Segundo fontes da HDZ, esta foi a primeira vez que a chanceler participou num ato de campanha fora da Alemanha, com os analistas a verem neste facto um apoio inédito a Plenkovic, como forma de reconhecimento pelos esforços do seu partido para travar o fortalecimento do nacionalismo e populismo das forças de direita na Croácia.

Também Weber se manifestou contra todos os extremismos e populismos, criticando a manifestação de hoje em Milão das forças da extrema-direita e ultranacionalistas convocadas pelo líder do partido Liga, o ministro do Interior e vice-presidente do Governo italiano, Matteo Salvini.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório