Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Libertade condicional para Kocharián acusado de subverter Constituição

Um tribunal da Arménia decretou hoje a liberdade condicional do ex-presidente arménio Robert Kocharián, acusado de ter tentado subverter a ordem constitucional em 2008 no país, durante os violentos protestos contra o governo de então.

Libertade condicional para Kocharián acusado de subverter Constituição
Notícias ao Minuto

17:30 - 18/05/19 por Lusa

Mundo Arménia

A agência russa Interfax noticiou que o tribunal aceitou a petição apresentada por dois líderes do território de Nagorno Karabakh (enclave arménio no território do Azerbaijão).

O documento dá garantias de que Korcharián participará na investigação e que não faltará às audiências.

O ex-Presidente arménio teve também de pagar uma fiança de dois mil dólares (1.792 euros), segundo a agência noticiosa.

Na década de 1980, quando a Arménia e o Azerbaijão pertenciam à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Nagorno Karabakh, território do Azerbaijão de maioria arménia, pediu a integração na vizinha Arménia, o que levou a uma guerra que causou a morte a cerca de 25.000 pessoas.

No final dos combates, as forças militares arménias passaram a controlar Karabakh, além de terem ocupado diversos territórios do Azerbaijão, considerando-os uma "faixa de segurança", com o propósito de os integrar na Arménia.

Kocharián, que foi Presidente da Arménia entre 1998 e 2008, foi acusado pelas autoridades de ter tentado subverter a ordem constitucional do país em 2008.

Então, os militares recorreram à força para pôr fim às manifestações de protesto em relação aos resultados das eleições presidenciais.

Na ocasião morreram 10 pessoas e mais de 200 ficaram feridas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório