Meteorologia

  • 16 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º

Edição

Bélgica entrega a França terrorista que atacou Museu Judaico de Bruxelas

A Bélgica entregou à França o autor do atentado 'jihadista' ao Museu Judaico de Bruxelas condenado a prisão perpétua, Medhi Nemmouche, para que a Justiça possa processá-lo pelo sequestro de jornalistas franceses na Síria.

Bélgica entrega a França terrorista que atacou Museu Judaico de Bruxelas
Notícias ao Minuto

11:17 - 17/05/19 por Lusa

Mundo Justiça

Fontes judiciais indicaram hoje à agência de notícias espanhola que o pedido de França, apresentado a 30 de junho de 2016, foi executado na quarta-feira passada.

O suspeito foi apresentado a um juiz francês e detido, acrescentaram as mesmas fontes, referindo que Medhi Nemmouche é acusado de ter realizado sequestros em conjunto com um grupo terrorista.

A investigação visa saber qual o papel que teve no grupo que manteve sequestrados quatro jornalistas franceses na Síria em 2013 e 2014.

Medhi Nemmouche foi condenado, em março, na Bélgica, a prisão perpétua pelo ataque ao Museu Judaico de Bruxelas, no qual morreram quatro pessoas, em 2014.

A sentença foi acompanhada de uma "colocação à disposição" da Justiça por um período de 15 anos, a fim de permitir a supervisão judicial para além da sentença principal.

A acusação considerou, na altura, que este assassínio antissemita era o primeiro ataque cometido na Europa por um combatente regressado da Síria.

Nemmouche (um francês de origem argelina com 34 anos) foi detido em Marselha durante uma operação de controlo policial, poucos dias depois do atentado na capital belga.

Os jornalistas sequestrados na Síria identificaram-no como um dos seus sequestradores, que se fazia passar por Abou Omar.

De acordo com os seus testemunhos, o reconhecimento foi feito sobretudo pela voz (Nemmouche costumava cantar temas de Charles Aznavour), tendo os jornalistas afirmado que este era um dos sequestradores mais duros do grupo, sendo frequente ameaçá-los e torturá-los.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório