Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2019
Tempo
26º
MIN 23º MÁX 31º

Edição

Autoridades levantam alerta de tsunami após sismo na Papua Nova Guiné

Institutos especializados levantaram o alerta de tsunami dado hoje após um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter registado na Papua Nova Guiné.

Autoridades levantam alerta de tsunami após sismo na Papua Nova Guiné

De acordo com o centro geológico norte-americano, o epicentro do terramoto situou-se a 45 quilómetros a Nordeste de Kokopo e a cerca de 10 quilómetros de profundidade.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA a magnitude do terramoto foi de 7,5 na escala de Richter, enquanto o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico indica que a magnitude foi de 7,7 na mesma escala.

Os sismos a pouca profundidade, como é o caso, costumam ser os mais destrutivos da Terra, mas o centro geológico norte-americano considerou que os danos deverão ser poucos, já que o terramoto aconteceu numa zona com pouca população.

A Papua Nova Guiné localiza-se no Nordeste da Nova Guiné e a Leste da Indonésia, numa região conhecida como "Anel de Fogo" pelas falhas tectónicas que ali existem, sendo a região do mundo onde se registam a maioria dos terramotos e vulcões em atividade.

Em fevereiro de 2018, um terremoto de magnitude 7,5 no centro de Papua Nova Guiné matou pelo menos 125 pessoas e destruiu centenas de edifícios.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório