Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Líder do PSOE garante que não vai negociar futuro governo com Cidadãos

O líder do PSOE, Pedro Sánchez, vencedor das eleições gerais de Espanha, garantiu este domingo que não vai negociar a formação de um executivo com o partido Cidadãos, apesar de admitir governar com todos, no âmbito da Constituição.

Líder do PSOE garante que não vai negociar futuro governo com Cidadãos
Notícias ao Minuto

06:48 - 29/04/19 por Lusa

Mundo Espanha

Sánchez deixou esta garantia no seu discurso de vitória perante os cerca de mil apoiantes que se concentraram no domingo à noite da sede do partido em Madrid, que fizeram questão de recordar as suas 'linhas vermelhas' em matéria de pactos: "Com Rivera, não" e "Não é não".

"Creio que isso ficou bastante claro, não?", respondeu o líder dos socialistas espanhóis.

No entanto, Sánchez assinalou que vai estender a mão a todos os grupos para governar "dentro da Constituição".

"A partir das nossas ideias de esquerdas e da nossa posição progressista, vamos estender a mão a todas as formações políticas dentro da Constituição, para governar contra as desigualdades sociais, em concórdia e com limpeza democrática", comentou, afirmando que o respeito pela lei fundamental espanhola é "a única condição".

Discursando ao mesmo tempo que Sánchez, o líder do Cidadãos (direita liberal), Albert Rivera, assumiu na noite eleitoral de domingo que o PSOE governará Espanha com a coligação Unidas Podemos (extrema-esquerda) e os nacionalistas, o que considerou como "má notícia".

Rivera disse também que a "boa notícia" é que o seu partido fará uma oposição leal à Constituição e acabará a governar o país.

O PSOE foi hoje o partido mais votado nas eleições legislativas espanholas, embora sem obter a maioria absoluta, ao eleger 122 deputados, quando estão apurados 99,5 por cento dos votos.

O Cidadãos foi o terceiro partido mais votado nas eleições legislativas espanholas, elegendo 57 deputados, mais 25 do que na legislatura anterior, ficando a nove lugares do Partido Popular (PP, o segundo partido mais votado, que elegeu 66 deputados).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório