Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente de Israel inicia consultas para escolher primeiro-ministro

O Presidente israelita, Reuven Rivlin, lançou hoje, em direto, as consultas para escolher o futuro primeiro-ministro, que previu nomear na próxima quarta-feira, oito dias após as legislativas.

Presidente de Israel inicia consultas para escolher primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

11:24 - 15/04/19 por Lusa

Mundo Legislativas

Rivlin começou a receber os delegados das formações representadas na próxima legislatura no parlamento (Knesset), seis dias depois das eleições legislativas de 9 de abril.

O primeiro partido a ser recebido na presidência em Jerusalém foi o Likud, do chefe de Governo cessante Benjamin Netanyahu, que foi a formação mais votada nas legislativas, tendo obtido 36 lugares dos 120 do Knesset.

Durante as consultas, hoje e terça-feira, os delegados dos partidos dirão ao Presidente quem recomendam para chefiar o novo executivo.

Netanyahu é o grande favorito. Entre os 36 deputados do Likud e os dos que designa como os seus "parceiros naturais" ele conseguirá reunir uma maioria absoluta de 65 lugares.

O seu principal adversário, o general Benny Gantz, à frente do Azul e Branco, uma coligação de centro-direita que conseguiu 35 deputados, está longe.

O chefe de Estado pode pronunciar-se até 24 de abril e o deputado escolhido tem 28 dias para formar um governo, podendo este período ser prolongado 14 dias. Em caso de insucesso, outra pessoa pode ser nomeada.

"O processo deve refletir a vontade do povo (...) não é o presidente que escolhe o primeiro-ministro (...)É o soberano (que escolhe) e é o povo que é o soberano", disse Rivlin.

A comissão eleitoral deve publicar os resultados oficiais das eleições na quarta-feira. Rivlin indicou que convocará no mesmo dia a pessoa escolhida.

O cenário mais provável é que Netanyahu fique à frente de uma coligação de partidos de direita, mais ou menos radical e religiosa, e de partidos ultraortodoxos, que representam os 10% de israelitas que respeitam rigorosamente as regras do judaísmo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório