"Vamos apresentar um recurso extraordinário (...) vamos dizer que queremos a repetição das eleições em Istambul", disse Ali Ihsan Yavuz, um dos vice-presidentes do AKP após a Comissão Eleitoral ter rejeitado a proposta do partido, no poder, sobre uma recontagem total dos votos em Istambul.
De acordo com resultados provisórios das eleições locais que se realizaram no passado dia 31 de março, o AKP perdeu em Ancara e Istambul assim como em outras cidades da Turquia.
Em Istambul, segundo os mesmos dados provisórios, o candidato do bloco de oposição terá vencido com 48,79% dos votos, contra 48,25% dos votos do candidato do AKP, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim.
Istambul e Ancara eram dominadas há 25 anos pelo AKP e por formações islamitas, pelo que esta derrota é um revés forte para Recep Erdogan, que fez uma campanha muito ativa para evitar um voto de protesto contra a crise financeira que o país vive.
Desde o princípio do mês, dirigentes do AKP já tinham denunciado "irregularidades", tendo solicitado a revisão de dezenas de milhar de boletins de voto que foram considerados nulos.