Partido no poder na Turquia vai pedir repetição das eleições em Istambul

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, vai pedir a repetição das eleições locais em Istambul, onde os resultados provisórios indicam a vitória da oposição.

Erdogan pede apoio contra curdos do PKK em reunião da NATO

© Reuters

Lusa
09/04/2019 13:29 ‧ 09/04/2019 por Lusa

Mundo

Erdogan

"Vamos apresentar um recurso extraordinário (...) vamos dizer que queremos a repetição das eleições em Istambul", disse Ali Ihsan Yavuz, um dos vice-presidentes do AKP após a Comissão Eleitoral ter rejeitado a proposta do partido, no poder, sobre uma recontagem total dos votos em Istambul.

De acordo com resultados provisórios das eleições locais que se realizaram no passado dia 31 de março, o AKP perdeu em Ancara e Istambul assim como em outras cidades da Turquia.

Em Istambul, segundo os mesmos dados provisórios, o candidato do bloco de oposição terá vencido com 48,79% dos votos, contra 48,25% dos votos do candidato do AKP, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim.

Istambul e Ancara eram dominadas há 25 anos pelo AKP e por formações islamitas, pelo que esta derrota é um revés forte para Recep Erdogan, que fez uma campanha muito ativa para evitar um voto de protesto contra a crise financeira que o país vive.

Desde o princípio do mês, dirigentes do AKP já tinham denunciado "irregularidades", tendo solicitado a revisão de dezenas de milhar de boletins de voto que foram considerados nulos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas