Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2019
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Onda gerada por glaciar que colapsou na Islândia surpreendeu turistas

Uma secção do glaciar maior do que o esperado caiu e surpreendeu as pessoas que se tinham juntado para assistir ao momento.

A Islândia é conhecida pela sua incrível natureza. Um dos muitos fenómenos naturais que os turistas podem testemunhar em primeira mão é quando uma parte substancial dos glaciares quebra e cai. Vários turistas estavam a assistir a um desses fenómenos no glaciar Breidamerkurjökull, mas foram surpreendidos pelo tamanho da secção do glaciar que caiu na água. A onda subsequente fez os turistas fugirem, segundo a CNN.

O momento foi filmado por Stephan Mantler, um guia de montanha e dono da empresa de turismo Háfjall. Mantler, que estava acompanhado por um cliente, disse que se apercebeu do som do glaciar a quebrar, um sinal de que a queda de uma secção estaria para breve. O seu cliente estava em segurança mas manteve-se atento a um grupo de pessoas que estava mais próximo da água.

“Vi-os a fugirem para uma zona mais segura e os seus guias estavam prontos para intervirem se fosse necessário”, afirma Stephan Mantler.

A onda provocada pela queda do glaciar era grande, mas não chegou a ameaçar as pessoas.

“Este foi um evento extraordinariamente grande muito mais próximo da costa do que o habitual (o mais importante é que ninguém se magoou ou ficou molhado”, refere Mantler.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório