Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Monumento de homenagem a escravos em universidade nos EUA vandalizado

O monumento foi vandalizado com urina e insultos racistas.

Monumento de homenagem a escravos em universidade nos EUA vandalizado
Notícias ao Minuto

07:48 - 02/04/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Carolina do Norte

Um memorial dedicado aos escravos e à comunidade afro-americana que se encontra na Universidade da Carolina do Norte foi vandalizado.

Os delinquentes sujaram o monumento com urina e insultos racistas escritos a marcador, durante a madrugada de domingo para segunda-feira.

Conta o The New York Times que a universidade desconfia de duas pessoas em particular, uma delas terá ligações a um grupo intitulado 'Heirs to the Confederacy' - herdeiros da Confederação. Os confederados, recorde-se, lutaram no século XIX na Guerra Civil norte-americana para tentar manter a escravatura, mas saíram derrotados.

O monumento em causa intitula-se 'The Unsung Founders Memorial' e conta com a inscrição dedicada "aos homens e mulheres de cor - escravos e livres - que ajudaram a construir a Carolina que todos conhecemos e amamos".

O responsável do campus universitário Kevin M. Guskiewicz realçou que este caso "abala não só os valores mais fundamentais da comunidade" universitária, "mas também a segurança do campus".

Este caso de vandalismo acontece cerca de meio ano após uma estátua dedicada aos confederados ter sido retirada, o que na altura motivou protestos organizados precisamente pelo grupo 'Heirs to the Confederacy'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório