Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

União Europeia aceita adiar Brexit mas a duração depende do parlamento

A União Europeia aceita adiar Brexit, mas com duas datas em cima da mesa. O limite máximo é 22 de maio, dependendo de como correr a votação do Acordo de Saída no parlamento britânico.

União Europeia aceita adiar Brexit mas a duração depende do parlamento
Notícias ao Minuto

22:09 - 21/03/19 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Reino Unido

O Conselho Europeu rejeitou esta quinta-feira em Bruxelas prolongar a data de consumação do Brexit até 30 de junho, concordando antes com uma extensão até 22 de maio, se o Acordo de Saída for aprovado, ou 12 de abril, se for chumbado.

"O Conselho Europeu concorda com uma extensão até 22 de maio de 2019, desde que o Acordo de Saída seja aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana. Se o Acordo de Saída não for aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana, o Conselho Europeu concorda com uma extensão até 12 de abril de 2019 e espera que o Reino Unido indique um caminho a seguir antes desta data, para ser considerada pelo Conselho Europeu", lê-se no texto hoje aprovado pelos líderes da UE a 27, a que a Lusa teve acesso.

Significa isto que a extensão do período negocial é autorizada mas a duração depende do que acontecer na próxima semana em sede parlamentar.  Em causa está a aprovação do Acordo de Saída, negociado nos últimos meses entre Londres e Bruxelas, mas que foi já chumbado duas vezes pelos deputados britânicos.

Mesmo que o Acordo de Saída volte a ser reprovado pela Câmara dos Comuns, a União Europeia permite que o Reino Unido saia em 12 de abril, ao invés de 29 de março (data estabelecida pelo Artigo 50.º), que é o limite para Londres comunicar se pretende realizar eleições europeias, que se celebram em todo o bloco comunitário entre 23 e 26 de maio.

Segundo fontes diplomáticas, esta formulação deixa em aberto a possibilidade de haver uma extensão mais longa, caso o Reino Unido decida participar na eleição do novo Parlamento Europeu, cenário que até ao momento tem sido taxativamente rejeitado pela líder do Governo britânico.

Caso May consiga fazer passar o Acordo no parlamento britânico, depois de dois chumbos, então a União Europeia está disponível para que a consumação do Brexit tenha lugar até 22 de maio, véspera das eleições.

Os líderes dos 27 rejeitaram assim a pretensão da primeira-ministra britânica, Theresa May, que na quarta-feira, numa carta endereçada a Donald Tusk, tinha solicitado uma extensão até 30 de junho da duração do Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que determina dois anos de negociação para um Estado-membro sair da União Europeia (UE), prazo que acaba a 29 de março e que está inscrito na legislação britânica.

Enquanto isto, decorre no Reino Unido uma petição para cancelar o Brexit, que conta já com quase dois milhões de assinaturas. A petição surgiu na sequência do pedido de adiamento até 30 de junho feito pela primeira-ministra.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, reconheceu esta quinta-feira que cancelar o Brexit, embora seja improvável, é uma possibilidade se a Câmara dos Comuns não aprovar na próxima semana o acordo de Theresa May.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório