Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Fotografia do World Trade Center em chamas encontrada em cela

Uma fotografia do World Trade Center em chamas foi encontrada na posse do autoproclamado autor dos ataques de 11 do Setembro no centro de detenção da Baía de Guantánamo, em Cuba, foi hoje divulgado num tribunal militar.

Fotografia do World Trade Center em chamas encontrada em cela
Notícias ao Minuto

10:09 - 25/10/13 por Lusa

Mundo Guantánamo

No terceiro dia de uma audiência de pré-julgamento de cinco detidos de "elevada importância", acusados de envolvimento nos ataques contra as torres gémeas em Nova Iorque, foi dito em tribunal que os pertences dos prisioneiros eram alvo de revistas frequentes.

O comandante da Marinha George Massucco admitiu sob interrogatório que "várias revistas" foram efetuadas desde fevereiro, incluindo monitorização de correspondência "privilegiada" entre os cinco arguidos e os seus advogados.

Os advogados dos cinco homens, que enfrentam a pena capital se forem julgados e condenados pela morte de cerca de 3.000 pessoas em 11 de setembro de 2001, protestaram contra a apreensão de documentos confidenciais identificados como papéis legais e o seu subsequente desaparecimento.

Mas Massucco insistiu que o grupo encarregado das buscas no campo 7 de Guantánamo, conhecido como "Task Force Platinium", apenas procurou questões com "natureza de contrabando" e não estava interessado em assuntos de correspondência legal.

As celas foram revistadas para manter "a segurança do corpo de guardas", disse Massucco, acrescentando que grampos, clips de papel, instrumentos de metal e algemas de plástico eram o tipo de material que os guardas procuravam.

A fotografia do World Trade Center em chamas foi encontrada na posse do cérebro do 11 de setembro Khalid Sheikh Mohammed, disse Massucco a um procurador.

Os jornais árabes e 87 páginas de artigos da página de Internet "GitmoWatch" foram igualmente encontrados na cela de Mohamed, acrescentou.

O advogado de defesa Walter Ruiz disse, entretanto, que uma lista de documentos com a "estratégia de defesa" foi levada e estava a ser retida na base.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório