Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Mantém-se o impasse. Acordo para o Brexit volta a chumbar no parlamento

Theresa May pode agora pedir o adiamento do prazo para a saída do Reino Unido do bloco europeu ou então o parlamento pode escolher avançar com o 'hard Brexit'.

Mantém-se o impasse. Acordo para o Brexit volta a chumbar no parlamento
Notícias ao Minuto

19:21 - 12/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Reino Unido

O acordo para o Brexit foi chumbado mais uma vez no parlamento britânico. A votação desta terça-feira culminou com uma derrota pesada do acordo e para o governo de Theresa May. Segundo a BBC, 391 deputados votaram contra o acordo e 242 votaram a favor do acordo. Uma diferença de quase 150 votos, acima daquilo que era esperado. 

Uma May com a voz rouca dirigiu-se aos deputados na Câmara dos Comuns. A primeira-ministra admitiu que se tem debatido com a possibilidade de um Brexit sem acordo, mas que está consciente dos "danos potenciais" que essa decisão teria. Como tal, voltou a insistir para que os deputados votem contra um 'hard Brexit', uma das opções que agora estará em cima da mesa. 

A outra opção pode passar por pedir um adiamento da data limite para a saída do Reino Unido da União Europeia, algo que deveria acontecer já no próximo dia 29 de março. 

"Votar a favor de um 'hard Brexit' ou para prolongar o 'deadline' não resolve o problema", realçou May. "Mas são escolhas que temos agora de enfrentar". Uma escolha que diz que não é "invejada". 

A líder britânica frisou de seguida que se os deputados optarem pela extensão do artigo 50, Bruxelas quererá saber o que Londres pretende fazer com esse prolongamento. Se querem chegar a um acordo para o Brexit ou se querem um novo referendo. E foi nesta altura que se ouviu a divisão no parlamento britânico. Um estrondoso 'sim' a um novo referendo, seguido de um não menos audível 'não'. O impasse é palpável entre os deputados. 

Esta quarta-feira à nova votação no parlamento, desta feita para decidir se o Brexit deve avançar sem acordo. 

[Notícia atualizada às 20h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório