Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Prisão preventiva para líder do Vox em Lérida acusado de abusos sexuais

José Antonio Ortiz Cambray terá abusado de pelo menos duas pessoas incapacitadas.

Prisão preventiva para líder do Vox em Lérida acusado de abusos sexuais
Notícias ao Minuto

16:35 - 08/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Espanha

O líder do partido de extrema-direita espanhol Vox, de Lérida, José Antonio Ortiz Cambray, detido na passada terça-feira por alegados abusos sexuais a pessoas incapacitadas ficou esta sexta-feira em prisão preventiva.

O juiz decretou prisão preventiva sem hipótese de fiança e proibição de comunicação com o exterior, conta o El País.

O líder partidário está acusado de crimes de abuso sexual e pornografia de pessoas com deficiência. Segundo o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, ao momento da investigação há suspeita de pelo menos duas vítimas.

Após a detenção do político, o Vox recorreu ao Twitter para esclarecer que este "não ocupa nenhum cargo de responsabilidade dentro do partido" e que é "apenas um militante". 

José Antonio Ortiz Cambray foi detido no seu local de trabalho no bairro de Cappont, em Lérida e a investigação surgiu depois de os responsáveis de uma fundação privada para pessoas com deficiência começarem a reparar numa atitude estranha num dos membros da associação.

Depois de revistarem o seu telefone, descobriram imagens e conversas que implicavam o político em abusos sexuais. Um dos educadores intercetou uma conversa de Whatsapp onde era possível ver um vídeo onde aparecia uma das pessoas com deficiência a fazer sexo oral ao líder do partido de extrema-direita.

A polícia catalã suspeita de que haja mais vítimas e está a investigar a relação de Ortiz com as mesmas, bem como a forma como lhes acedia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório