Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Extrema-esquerda concorre às legislativas com o nome 'Unidas Podemos'

A extrema-esquerda espanhola anunciou hoje em Madrid a sua intenção de se apresentar coligada para as eleições gerais de 28 de abril próximo, desta vez com o nome 'Unidas Podemos'.

Extrema-esquerda concorre às legislativas com o nome 'Unidas Podemos'
Notícias ao Minuto

17:14 - 27/02/19 por Lusa

Mundo Madrid

Os responsáveis pela organização dos partidos Podemos e Esquerda Unida (herdeira do Partido Comunista Espanhol) revelaram que anteriormente já tinham chegado a um acordo de princípio para ir juntos às eleições de 26 de maio próximo: municipais, regionais e europeias.

Os dois partidos irão às eleições com a marca 'Unidas Podemos', tendo a intenção a partir de agora de falar com outras formações políticas que eventualmente possam querer integrar a coligação.

Estes partidos já tinham concorrido coligados nas eleições anteriores, de junho de 2016, com a designação 'Unidos Podemos'.

A antecipação das eleições gerais (legislativas) para 28 de abril obrigou as duas formações a fechar um novo pré-acordo, visto que o prazo para registar as coligações termina a 15 de março.

Os militantes do Podemos já foram consultados sobre o acordo com a Esquerda Unida e agora as bases deste último terão de se pronunciar.

O primeiro-ministro socialista espanhol convocou eleições legislativas antecipadas para 28 de abril próximo, as terceiras em menos de quatro anos, depois de o parlamento ter chumbado a 13 de fevereiro último o seu projeto de Orçamento para 2019.

Pedro Sánchez justificou a sua decisão porque "entre não fazer nada", continuando a governar com o orçamento do chefe do Governo anterior, Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP, direita), e "dar a palavra aos espanhóis", prefere a segunda opção.

A atual legislatura termina em 5 de março próximo, depois de o jornal oficial do Estado publicar a dissolução das Cortes e a convocação oficial de eleições em 28 de abri.

O atual Congresso dos Deputados (câmara baixa do parlamento) tem 350 deputados, dos quais 134 são do PP, 84 do PSOE, 67 do Unidos Podemos e 32 do Cidadãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório