Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ameaçado barco porto-riquenho com ajuda humanitária para a Venezuela

Um barco porto-riquenho que seguiu para a Venezuela, com ajuda humanitária, foi alvo de ameaças de fogo no sábado por parte de embarcações venezuelanas, denunciou o governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló.

Ameaçado barco porto-riquenho com ajuda humanitária para a Venezuela
Notícias ao Minuto

06:45 - 24/02/19 por Lusa

Mundo Porto Rico

"Esta ameaça é uma grave violação contra uma missão humanitária, que integra cidadãos americanos", afirmou Rosselló em comunicado, qualificando as ameaças de "inaceitáveis e indignas".

Segundo o governante, o barco porto-riquenho recebeu instruções para abandonar temporariamente território venezuelano por razões de segurança dos tripulantes e dos jornalistas que seguem a bordo, mas o objetivo é levar ajuda humanitária aos venezuelanos.

Ao longo do dia de sábado, a Venezuela e os países fronteiriços - Colômbia e Brasil - registaram distúrbios e confrontos por causa da entrada de ajuda humanitária garantida pelo líder da Assembleia da Venezuela, Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino.

Há registo de pelo menos 285 feridos em distúrbios na fronteira com a Colômbia, quatro mortos e vinte feridos junto à fronteira com o Brasil.

A entrada de ajuda humanitária, especialmente os bens fornecidos pelos Estados Unidos, no território venezuelano tem sido um dos temas centrais do braço-de-ferro entre Juan Guaidó e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

As doações oriundas dos Estados Unidos e de outros países encontram-se armazenadas em vários Estados vizinhos da Venezuela, como a Colômbia, Brasil e na ilha de Curaçao, nas Antilhas holandesas.

O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humanitária no país, afirmação que contradiz os mais recentes dados das Nações Unidas, que estimam que o número atual de refugiados e migrantes da Venezuela em todo o mundo situa-se nos 3,4 milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório