Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Sessenta e seis mortos no estado de Kaduna em véspera de eleições

O governador do estado de Kaduna, na Nigéria, anunciou hoje a morte de 66 pessoas, entre as quais 22 crianças e 12 mulheres, que terão sido atacadas em oito aldeias diferentes, noticiaram os media locais.

Sessenta e seis mortos no estado de Kaduna em véspera de eleições
Notícias ao Minuto

19:34 - 15/02/19 por Lusa

Mundo Nigéria

O anúncio foi feito através da página de Facebook do governador, Nasir El-Rufai, que condenou os ataques, realizados na área de governo local de Kajuru, e adiantou que já foram detidas pessoas.

"Entre as vítimas estão 22 crianças e 12 mulheres. As forças de segurança salvaram quatro feridos que estão a receber cuidados médicos", adianta Nasir El-Rufai, acrescentando que "foram feitas detenções".

"O Governo apela aos líderes religiosos, tradicionais e comunitários daquela área para que encorajem os habitantes a evitar represálias e deixem o assunto nas mãos das forças de segurança e da polícia. As mortes estão a ser investigadas e os habitantes podem assegurar-se de que os culpados serão julgados", salienta, na publicação no Facebook.

O governador pede ainda aos habitantes de Kaduna que se empenhem em "manter a paz e a harmonia, evitem a violência e permitam que as eleições se realizem num ambiente de calma", exortando à denúncia de atividades suspeitas.

A Nigéria, um país com 191 milhões de habitantes, incluindo 84 milhões de eleitores registados, elege este sábado, dia 16, o seu Presidente para os próximos quatro anos, assim como os deputados à Assembleia Nacional e os 36 governadores dos estados federados que compõem maior economia de África e o seu maior produtor petrolífero.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório