Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Barões do PP espanhol querem eleições antecipadas em maio

A maioria dos barões regionais do Partido Popular espanhol participou hoje na manifestação contra o Governo em Madrid, cujas palavras de ordem eram "Eleições já!", mas perante a perspetiva de legislativas antecipadas, apostam agora num 'superdomingo' eleitoral em maio.

Barões do PP espanhol querem eleições antecipadas em maio
Notícias ao Minuto

20:01 - 14/02/19 por Lusa

Mundo Madrid

Essa é também a aposta da direção nacional do PP, que argumenta que eleições antecipadas em abril implicariam um "desperdício económico" e assegura que realizar eleições gerais a 26 de maio, juntamente com as autonómicas, as municipais e as europeias, representa "uma poupança" de 200 milhões de euros.

Os orçamentos estaduais na quarta-feira chumbados pelo parlamento espanhol previam uma verba de 302,9 milhões de euros para financiar as eleições europeias, municipais e autonómicas de maio e subvenções para os partidos políticos.

Mas as últimas eleições gerais, realizadas em junho de 2016, contaram com um orçamento para o Estado de 130,6 milhões de euros, um montante quase idêntico ao das eleições anteriores, de 20 de dezembro de 2015.

À espera de que na sexta-feira o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, anuncie se há ou não eleições antecipadas, a maioria dos presidentes regionais do PP mostrou-se a favor do 'superdomingo' - ao contrário dos barões do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que preferem não juntar as convocatórias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório