Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Reconhecimento de "Estados ou instituições" é prerrogativa dos países

O reconhecimento de "Estados ou instituições" é uma prerrogativa dos Estados-Membros, sublinhou hoje a chefe da diplomacia europeia para justificar a inexistência de uma posição comum da União Europeia quanto à legitimidade de Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Reconhecimento de "Estados ou instituições" é prerrogativa dos países
Notícias ao Minuto

15:37 - 04/02/19 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, no final da reunião ministerial UE-Liga Árabe, Federica Mogherini observou que "não é da competência da União Europeia (UE) reconhecer quer Estados, quer instituições dentro dos Estados".

"Essa é uma competência dos Estados-membros, pelo que ao longo destas horas estamos a ver os Estados-membros fazerem uso desta prerrogativa nacional e a anunciar o seu reconhecimento do papel institucional do presidente da Assembleia Nacional", sustentou, lembrou que é "prática consolidada" da UE reservar individualmente aos Estados-membros essa opção.

A Alta Representante da UE para a Política Externa rejeitou, contudo, a existência de brechas na unidade dos 28, vincando que existe uma posição "clara e comum" do bloco comunitário sobre a Venezuela, que tem sido amplamente reiterada.

"Expressei essa mensagem há dez dias e novamente há poucos dias, no final da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, em Bucareste. Essa posição é muito clara, consolidada no tempo. A UE e os seus Estados-membros nunca reconheceram como legítimas as eleições presidenciais. Não participámos, nenhum de nós, na tomada de posse de Maduro em 10 de janeiro. E reconhecemos a Assembleia Nacional como a instituição legítima do país e reconhecemos o papel do seu presidente", observou.

Para reforçar a ideia de união entre os 28, a política italiana lembrou ainda que a UE tem sanções em vigor, "direcionadas a alguns elementos do regime" de Nicolás Maduro, e que completou a sua posição com o estabelecimento de um grupo de contacto internacional, que terá a sua primeira reunião na quinta-feira, para tentar encontrar "uma solução democrática e pacífica" para a crise na Venezuela.

"E sublinho estes dois termos", reforçou.

Pouco antes, Mogherini tinha garantido que nunca teceria "qualquer comentário" sobre posições individuais dos Estados-membros dentro do Conselho.

Vários Estados-membros da UE, incluindo Portugal, reconheceram hoje individualmente Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela com a missão de organizar eleições presidenciais livres e justas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório