O líder da Igreja Ortodoxa russa afirmou que todos os que usam smartphones "estão a ajudar ao surgimento de um anticristo" e que o anticristo é a "pessoa que vai encabeçar a worldwide web".
As polémicas declarações foram feitas à estação televisiva Rossiya-1 , e a quem o patriarca Kirill afirmou esta segunda-feira: "Sempre que usas um gadget, independentemente de gostares ou não, de ativares a tua localização ou não, qualquer pessoa pode descobrir onde estás, quais são os teus interesses, e os teus receios".
Defendendo que a Igreja Ortodoxa não é contra a tecnologia, Kirill alertou contudo para o facto de um sistema destes "conseguir controlar a vida de uma pessoa".
"Já imaginaram o poder que está concentrado nas mãos daqueles que usam a tecnologia para saber o que se passa no mundo? Tanto controlo num só sítio dá-nos um presságio sobre o surgimento do anticristo", afirmou.
Refere a BBC, que apesar de Kirill exercer grande influência dentro da comunidade religiosa russa, e de ser um aliado próximo do presidente Vladimir Putin, a sua declaração não pareceu convencer muitos russos que continuam a aceder normalmente à internet.