Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

Bélgica sem eleições antecipadas, governo demissionário segue em funções

O rei dos Belgas descartou hoje a perspetiva de eleições antecipadas após a demissão do governo e encarregou-o de "gerir os assuntos correntes" até ao escrutínio legislativo de 26 de maio, segundo um comunicado do Palácio Real.

Bélgica sem eleições antecipadas, governo demissionário segue em funções
Notícias ao Minuto

12:06 - 21/12/18 por Lusa

Mundo Rei

Philippe aceitou esta semana a demissão do primeiro-ministro, Charles Michel, mas após consultas com os partidos pediu ao executivo para se manter em funções até à realização das eleições.

A Bélgica vive uma crise política desde que há cerca de duas semanas os ministros da Nova Aliança Flamenga (N-VA, nacionalistas) abandonaram o governo em oposição ao apoio do país ao Pacto mundial da ONU para regular as migrações.

Segundo o comunicado, o rei "constata uma vontade política de garantir a boa gestão do país até às próximas eleições", legislativas, que na Bélgica coincidem com as europeias.

O governo fica limitado nas suas competências e não poderá adotar novas iniciativas políticas sem o acordo do parlamento.

Philippe apelou a uma colaboração entre o parlamento e o governo demissionário, para que possam ser votados textos importantes como o orçamento de 2019.

Pediu igualmente "aos responsáveis políticos e às instituições, nas quais reitera a sua confiança, para darem uma resposta apropriada aos desafios económicos, orçamentais e internacionais e às expetativas da população, nomeadamente a nível social e ambiental", adianta o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório