Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Novo balanço aponta para três mortos, oito feridos graves, cinco ligeiros

Um novo balanço do ataque num Mercado de Natal em Estrasburgo, França, aponta para pelo menos três mortos, oito feridos graves e cinco ligeiros, informou a prefeitura daquela região na sua conta da rede social Twitter.

Novo balanço aponta para três mortos, oito feridos graves, cinco ligeiros
Notícias ao Minuto

07:49 - 12/12/18 por Lusa

Mundo Estrasburgo

O balanço provisório das autoridades locais foi realizado às 07h00 (06h00 em Lisboa), subindo o número total de feridos de 12 para 13. Na mesma informação, a prefeitura sobe de seis para oito o número de feridos graves.

Contactada pela agência Lusa, fonte da secretaria de Estado das Comunidades disse pelas 07h00 de hoje que "ainda não tem informações a respeito da nacionalidade das vítimas".

Esta manhã, também, o jornal The Nation, sediado em Banguecoque, confirmando um relato feito por uma testemunha à emissora inglesa BBC, noticiou que um turista tailandês é uma das vítimas mortais.

Anupong Suebsamarn, de 45 anos, morreu vítima de um disparo na cabeça quando caminhava com a sua esposa pelo Mercado de Natal da cidade francesa, segundo representantes de uma associação de tailandeses em França citados pelo mesmo jornal.

O casal chegara no dia anterior a Estrasburgo, onde hoje é aguardada a chegada do embaixador da Tailândia em França, segundo indicou àquela organização a esposa do falecido, quando se encontrava no hospital.

Um dispositivo de 350 elementos das forças policiais foi mobilizado para encontrar o autor do ataque e as manifestações foram proibidas até novo aviso em todo o território da comuna de Estrasburgo.

O homem tem 29 anos, nasceu em Estrasburgo e tem no seu cadastro condenações em França e na Alemanha.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para "emergência por atentado", com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo antiterrorismo.

A cidade de Estrasburgo, localizada no nordeste da França, junto à fronteira com a Alemanha, acolhe a sede do Parlamento Europeu.

Os eurodeputados, confinados desde o início da noite de terça-feira no Parlamento Europeu, começaram a sair do edifício após as 02h00 de hoje (01h00 em Lisboa).

Os funcionários e eurodeputados foram escoltados pela polícia em autocarros e carrinhas para o centro da cidade.

O parlamento ficou confinado desde o começo da noite, após um tiroteio no centro de Estrasburgo, a poucos quilómetros da instituição europeia localizada no norte da cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório