Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Paquistão acusa EUA de islamofobia após inclusão em 'lista negra'

Os Estados Unidos adicionaram o Paquistão à 'lista negra' de países que mais violam a liberdade religiosa, uma decisão que Islamabad classificou como "unilateral, politicamente motivada" e o resultado de uma "crescente islamofobia".

Paquistão acusa EUA de islamofobia após inclusão em 'lista negra'
Notícias ao Minuto

06:40 - 12/12/18 por Lusa

Mundo Islamabad

"O Paquistão não precisa do conselho de nenhum país sobre como proteger as suas minorias", lê-se num comunicado divulgado hoje pelo ministério dos Negócios Estrangeiros paquistanês, em resposta à 'lista negra' anunciada na terça-feira pelo Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

Na terça-feira, o Paquistão juntou-se à lista elaborada pelos EUA que condena "dez países culpados de graves violações à liberdade religiosa". China, Eritreia, Irão, Myanmar (antiga Birmânia), Coreia do Norte, Sudão, Arábia Saudita, Tajiquistão e Turcomenistão completam a 'lista negra'.

"Em demasiados lugares ao redor do mundo, há indivíduos a sofrer assédio, prisão ou até mesmo a morrer por simplesmente viverem as suas vidas de acordo com as suas crenças" disse o chefe da diplomacia dos EUA, acrescentando que o país não irá "ficar de pé como espetador diante de tal opressão".

No relatório, Washington afirmou que as minorias religiosas no Paquistão, que representam 4% da população, continuam a sofrer ataques de grupos extremistas. Ao mesmo tempo, sublinhou o mau uso da lei da blasfémia e de supressão dos direitos dos não-muçulmanos, os xiitas e os ahmadis.

Em resposta, Islamabad garantiu que o Paquistão é uma "sociedade multirreligiosa e plural onde pessoas de diferentes crenças e denominações vivem juntas".

A decisão dos EUA acontece pouco depois da absolvição, a 31 de outubro, de Asia Bibi, uma cristã condenada à morte por blasfémia e detida desde 2010, um caso que provocou indignação internacional e violência no país islâmico.

A lei anti blasfémia paquistanesa foi estabelecida durante a época colonial britânica para evitar lutas religiosas, mas na década de 80 do século XX várias reformas do então ditador Mohamed Zia-ul-Haq favoreceram abusos.

Desde essa altura, foram registadas mais de mil acusações por blasfémia, um crime que pode levar à morte por apedrejamento, embora essa pena nunca tenha sido aplicada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório