Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

Casas abandonadas no Japão estão a ser distribuídas de graça

Com o estado em que está o mercado imobiliário em Portugal, talvez tenha aqui a solução.

Casas abandonadas no Japão estão a ser distribuídas de graça
Notícias ao Minuto

13:06 - 07/12/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Habitação

Os japoneses resolveram solucionar o problema de excesso de habitações abandonadas de uma forma única. Começaram a oferecê-las ou a vendê-las a um preço irrisório. Mas nem toda a gente as quer.

Segundo o Evening Standard, há mais de oito milhões de casas abandonadas nas zonas rurais depois de os jovens se terem mudado para as grandes cidades em busca de emprego e as gerações mais velhas terem acabado por morrer.

O Japão tem ponderado como resolver esta situação e, nos anos recentes, decidiu simplesmente oferecer as casas.

Apesar disso, a ideia de uma casa gratuita não é assim tão atrativa quanto soa. Isto porque grande parte das casas estão em ruínas e abandonadas há muitos anos. Para tentar distribuir as habitações, o governo tem adicionado incentivos para os potenciais proprietários, como dar subsídios para cobrir o custo das renovações.

As estruturas que estiverem habitáveis de imediato e não necessitem de reparação são vendidas a cerca de 3.500 euros.

No Japão, as casas abandonadas em zonas rurais têm estigmas associados. As pessoas que se mudam para esse tipo de casas são vistas como sendo pobres e olhadas de lado. O executivo pretende encher essas habitações com famílias jovens de forma a rejuvenescer a população nas zonas desertificadas.

Como os preços das casas nas cidades estão bastante elevados, já há várias famílias a aceitar a oferta, mas não a um ritmo suficiente para erradicar o fenómeno das áreas fantasma.

Os requisitos prendem-se com casais com menos de 43 anos e com filhos em idade de escola primária e com a garantia de que quem aceitar não se pode nunca mudar para outra casa.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório