Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sem-abrigo encontra obra de arte rara do 'Bambi'. Teve uma surpresa

O homem encontrou o desenho no lixo.

Sem-abrigo encontra obra de arte rara do 'Bambi'. Teve uma surpresa
Notícias ao Minuto

11:13 - 22/11/18 por Sara Gouveia

Mundo Achado

Um sem-abrigo encontrou uma folha com o Bambi, a personagem da Disney, desenhado, dentro de um caixote do lixo. Pegou na ilustração e levou-a a um negociador de antiguidades para conseguir algum dinheiro, sendo que já tinha feito outras trocas do género anteriormente.

Alexander Archbold, o dono da loja de antiguidades em Edmonton, no Canadá, costuma ser rápido nas suas avaliações, mas neste caso foi diferente. Primeiro pensou que tinha comprado uma réplica de um celulóide do filme de animação dos anos 80 ou 90, conta a CNN.

Pensou ainda que se lhe retirasse a moldura partida até poderia conseguir vendê-la por isso deu a Adam Gillian, o sem-abrigo, 20 dólares canadianos (pouco mais de 13 euros) por ela.

Mas quando finalmente a retirou da moldura e a virou ao contrário, descobriu um certificado de autenticidade. Melhor, tinha uma data: 1937. O 'Bambi' chegou aos cinemas em 1942.

De repente, Alexander percebeu que tinha um dos frames originais do filme de animação da Disney - um desenho feito à mão em papel celulóide. E que valia muito mais do que inicialmente tinha imaginado.

"Quando percebi que o ia vender por muito dinheiro, sabia que não era correto ficar com tudo", revelou.

A peça foi vendida no eBay por 3.700 dólares canadianos (cerca de 2.500 euros), mas a parte difícil veio depois. Encontrar o responsável pelo achado.

Eventualmente encontrou alguém que conhecia Adam e com passa a palavra conseguiu que este fosse à loja. Acabou por lhe dar 1.600 dólares canadianos (pouco mais de 1.000 euros), aquela que considerou ser a sua parte.

Com o intuito de ajudar Adam, o vendedor ainda criou uma página GoFundMe para angariar dinheiro e o retirar das ruas. A conta rapidamente excedeu os 10 mil dólares canadianos que tinha como objetivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório