Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

"É o melhor acordo que podíamos alcançar", afirma Guy Verhofstad

O representante do Parlamento Europeu (PE) nas negociações para o 'Brexit', Guy Verhofstadt, considerou hoje que o projeto de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, publicado na quarta-feira, é o "melhor possível".

"É o melhor acordo que podíamos alcançar", afirma Guy Verhofstad
Notícias ao Minuto

13:58 - 15/11/18 por Lusa

Mundo Brexit

o melhor acordo que podíamos alcançar", declarou Verhofstadt numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do PE, Antonio Tajani, e com o principal negociador comunitário para o 'Brexit', Michel Barnier, em Estrasburgo.

O PE terá "a última palavra a dizer" sobre o acordo de saída do Reino Unido do bloco comunitário, recordou Tajani, que precisou também que a votação em sessão plenária acontecerá no início do próximo ano.

"Acreditamos na democracia e respeitamos a decisão do povo britânico. O texto acordado entre a UE e o Reino Unido é o primeiro passo no início de um longo percurso. Estou, no entanto, otimista de que abrirá caminho a uma relação próxima no futuro entre as partes. Como sempre disse, o Reino Unido está a sair da UE, mas não da Europa", acrescentou.

O político italiano defendeu que o trabalho do negociador vai "na direção correta" e salientou que o acordo respeita "três pontos cruciais" estabelecidos como 'linhas vermelhas' pelos eurodeputados: a defesa dos direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido, a fatura do 'divórcio' a pagar por Londres, e a questão da fronteira irlandesa.

"Este acordo deve refletir que qualquer resultado será inferior à pertença plena à UE, salvaguardando, no entanto, os interesses da UE27 e os direitos dos cidadãos. Demonstra o que a UE defende: a solidariedade e a unidade entre os seus membros", afirmou Tajani.

Já Michel Barnier reiterou que o ponto mais difícil da negociação é a "garantia da paz na Irlanda, e desdramatizou as sucessivas demissões no Governo britânico, dizendo que a Comissão se mantém "calma e metódica" neste processo.

O Governo britânico aprovou na quarta-feira o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, tendo sido encontrada com a União Europeia (UE) uma solução para evitar o regresso de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

Hoje, o presidente do Conselho Europeu anunciou, em Bruxelas, que prevê convocar uma cimeira extraordinária de líderes da União Europeia a 27 para dia 25 de novembro, para "finalizar e formalizar o acordo de 'Brexit'" com o Reino Unido.

A primeira-ministra do Reino Unido, Teresa May, esteve hoje a defender no documento no Parlamento, no mesmo dia em que quatro membros do seu Governo, incluindo o ministro com a tutela do 'Brexit', se demitiram por discordarem da solução encontrada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório