Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Procurador saudita esteve no consulado de Riade em Istambul

O procurador geral da Arábia Saudita esteve hoje no consulado de Riade em Istambul no quadro da investigação sobre a morte do jornalista Jamal Khashoggi que desapareceu no dia 02 de outubro depois de entrar na representação diplomática.

Procurador saudita esteve no consulado de Riade em Istambul
Notícias ao Minuto

10:48 - 30/10/18 por Lusa

Mundo Khashoggi

De acordo com a France Presse, Saoud ben Abdallah Al-Muajab dirigiu-se ao consulado saudita depois de se ter encontrado pela segunda vez com o procurador geral de Istambul, Irfan Fidan.

A Turquia pretende a extradição dos 18 sauditas suspeitos de terem participado no crime e que se encontram em Riade depois de terem abandonado território turco.

A Justiça da Turquia pretende também que a Arábia Saudita ajude na localização dos restos mortais de Jamal Khashoggi.

Entretanto, em Londres, a noiva do jornalista saudita, que participou numa cerimónia em memória do jornalista, voltou a apelar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump para que a morte de Jamal Khashoggi não seja alvo de encobrimento.

Hatice Cengiz encontra-se na capital britânica onde afirmou estar dececionada com "as lideranças de muitos países" e dirigindo-se a Donald Trump urgiu o presidente dos Estados Unidos para que ajude a que seja descoberta a verdade e para "que seja feita justiça".

"Ele (Donald Trump) não deve preparar o terreno para encobrir o assassinato do meu noivo. Não deixemos que o dinheiro modifique as nossas consciências ou comprometa os nossos valores", afirmou.

Cengiz, cidadã turca, disse durante a cerimónia, que teria sido desejável ter sido ela a entrar no edifício do consulado em vez de Khashoggi.

"Se eu soubesse que seria a última vez que via o meu Jamal, o seu sorriso e o som do seu riso, eu teria enfrentado esse grupo de assassinos", afirmou referindo-se ao alegado esquadrão da morte saudita que terá morto o noivo no interior do edifício no passado dia 02 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório