Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 18º

Edição

Morreu norueguês que fez explodir fábrica nazi na Segunda Guerra Mundial

Era considerado um dos "maiores heróis da resistência" norueguesa. Joachim Roenneberg tinha 99 anos.

Morreu norueguês que fez explodir fábrica nazi na Segunda Guerra Mundial
Notícias ao Minuto

15:50 - 22/10/18 por Fábio Nunes 

Mundo Óbito

A Noruega chora a morte de Joachim Roenneberg, um antigo soldado da resistência que lutou contra os nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Roenneberg morreu este domingo aos 99 anos de idade, adianta a Associated Press.

A primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, deixou elogios a Roenneberg, considerando-o "um dos nossos maiores heróis da resistência" cuja "coragem contribuiu para aquilo que tem sido referido como a mais bem sucedida campanha de sabotagem" na história da Noruega. 

Roenneberg tinha 23 anos quando uma equipa de operações especiais do exército britânico o encarregou de destruir partes de uma fábrica nazi em Telemark, no sul da Noruega, em fevereiro de 1943. 

O herói norueguês liderou uma equipa de cinco homens que conseguiu aceder à fábrica que produzia água pesada, que possui um tipo de hidrogénio diferente do habitual, e que é um ingrediente essencial para as armas nucleares. 

Conseguiram fazer explodir a linha de produção e escaparam. Roenneberg chegou a afirmar num documentário que a Operação Gunnerside foi "como um sonho", já que não foi disparado um único tiro. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório