Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Banqueiro tirava aos ricos para dar aos pobres. Perdeu casa e emprego

Gilberto Baschiera, que ficou conhecido como o "Robin Hood dos Alpes", foi condenado mas não vai passar um único dia na prisão, por não ter ficado com nenhum dinheiro para si.

Banqueiro tirava aos ricos para dar aos pobres. Perdeu casa e emprego
Notícias ao Minuto

19:17 - 06/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itália

Um banqueiro italiano foi condenado a dois anos de prisão com pena suspensa depois de ter transferido, ao longo de sete anos, um milhão de euros de contas correntes de clientes ricos para distribuir por clientes em dificuldades financeiras. O facto de não ter beneficiado do dinheiro nem ter antecedentes criminais serviu como atenuante.

Gilberto Baschiera, de 50 anos de idade, trabalhava como gerente bancário na vila de Forni di Sopra, nos Alpes Dolomitas. Os seus crimes começaram em 2009, durante a crise financeira, quando um homem se dirigiu ao seu escritório para pedir um pequeno empréstimo. O habitante local não reunia as condições para lhe ser concedido o empréstimo e Gilberto compadeceu-se, tirando algum dinheiro de um cliente rico e colocando-o na conta do homem, fazendo com que ficasse apto para receber o empréstimo.

Conforme seria de esperar numa povoação pequena, a notícia espalhou-se e pouco depois vários locais acorreram a Gilberto para conseguir o mesmo.

A defesa do banqueiro, que se tornou conhecido como o “Robin Hood dos Alpes”, admitiu que Gilberto havia criado uma “espécie de sistema obscuro de financiamento” mas sublinhou que nunca tirou dinheiro para uso próprio, apenas para os outros.

O italiano confiava que as pessoas iriam pagar os empréstimos de volta mas algumas não o fizeram, deixando-o exposto. O advogado indicou, de acordo com o Guardian, que Gilberto acabou por perder a casa, que foi confiscada pela polícia, e o emprego.

“Só queria ajudar as pessoas que não conseguiam empréstimos… Eu ia devolver todo aquele dinheiro. Sempre imaginei que a nossa função, além de proteger quem poupa, é ajudar quem precisa”, indicou Gilberto ao Corriere della Sera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório