Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Califórnia exige mulheres na administração de empresas cotadas em bolsa

A Califórnia tornou-se no primeiro estado norte-americano a exigir que empresas de capital aberto incluam mulheres nos Conselhos de Administração, uma das várias leis de igualdade de género aprovadas no domingo pelo governador do estado, Jerry Brown.

Califórnia exige mulheres na administração de empresas cotadas em bolsa
Notícias ao Minuto

08:39 - 01/10/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A medida exige que haja pelo menos uma gestora no Conselho de Administração das empresas cotadas em bolsa, até o final do próximo ano.

O objetivo passa por incluir até três mulheres até o final de 2021, dependendo do número de lugares no Conselho de Administração.

"Não minimizo as potenciais falha" que a implementação da lei possa ter, escreveu Brown, num comunicado.

"No entanto, os recentes acontecimentos em Washington deixam claro que muitos não estão a receber a mensagem", concluiu.

Esta foi uma das várias medidas de igualdade de género aprovadas na Califórnia este domingo, onde se incluem, por exemplo, a obrigatoriedade de as empresas darem formações sobre assédio sexual e a proibição de acordos secretos relacionados com o assédio dentro das empresas.

Jerry Brown vetou, contudo, um projeto de lei que exigiria que as universidades públicas da Califórnia fornecessem medicamentos para o aborto nos centros de saúde dos 'campus' universitários.

Brown justificou que esses serviços já estão "amplamente disponíveis" fora do 'campus'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório