Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Trump aconselha Espanha a construir muro no deserto do Sahara

A sugestão foi revelada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol.

Trump aconselha Espanha a construir muro no deserto do Sahara
Notícias ao Minuto

12:44 - 20/09/18 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

O presidente norte-americano Donald Trump sugeriu que uma boa tática para o governo espanhol lidar com a crise migratória no Mediterrâneo seria imitar uma das suas políticas mais polémicas: construir um muro no deserto do Sahara. A revelação foi feita pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, conta o Guardian.

Segundo Josep Borrell, o presidente norte-americano não ligou ao ceticismo dos diplomatas espanhóis presentes na conversa que lhe fizeram ver que o deserto se estende por quase cinco mil quilómetros. "A fronteira com o Sahara não pode ser maior do que a nossa fronteira com o México", terá dito.

A verdade é que a fronteira entre o México e os Estados Unidos estende-se ao longo de 3.200 quilómetros e um "grande e bonito muro" entre os dois países foi uma das promessas mais controversas feitas por Trump durante as eleições de 2016.

Os comentários de Trump terão sido feitos no passado mês de junho quando o ministro acompanhou os reis de Espanha à Casa Branca. Borrell já veio dizer publicamente, em declarações ao El País, que discorda desta solução e que o partilhou com o presidente dos Estados Unidos.

Mais de 33 mil migrantes e refugiados chegaram por mar só este ano a procurar abrigo em Espanha. O aumento das chegadas, que perfazem o triplo do número do ano anterior, faz do país o principal porto de entrada do Mediterrâneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório