Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Cartaz de partido da extrema-direita alemã pede escolas livres do Islão

A campanha da AfD na Baviera está a gerar polémica. O partido explica que não quer impedir crianças muçulmanas de irem à escola, mas que se opõe a uma educação islâmica nas escolas da Alemanha.

Cartaz de partido da extrema-direita alemã pede escolas livres do Islão
Notícias ao Minuto

23:48 - 10/09/18 por Fábio Nunes

Mundo Baviera

O partido de extrema-direita alemão Alternativa para a Alemanha, ou AfD como é conhecido, lançou na semana passada um novo cartaz de campanha a pensar nas eleições na Baviera do próximo mês. O cartaz com o slogan ‘Escolas livres do Islão’, que mostra vários jovens brancos sorridentes, está a gerar controvérsia.

Segundo Huffington Post, o polémico cartaz já levou a reações de diversos quadrantes. Uma associação de professores alemães considerou o cartaz perigoso e um político austríaco membro do Parlamento Europeu acusou a AfD de promover uma retórica fascista e a segregação racial nas escolas. Já um grupo britânico que monitoriza os crimes de ódio escreveu no Twitter “Bem vindos à nova face do fascismo”.

O partido, que tem sido criticado pelas suas ligações a grupos neo-nazis e pelo seu papel nos protestos recentes da extrema-direita em Chemnitz, já reagiu à polémica espoletada pelo cartaz. A AfD realça que não pretende impedir que crianças muçulmanas vão às escolas. O partido opõe-se a uma educação islâmica nas escolas e ao uso de véu.

Notícias ao MinutoO cartaz da polémica© AfD

Apesar desta polémica, sondagens recentes mostram que a AfD deve ser o terceiro partido mais votado na Baviera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório