Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Líder do Estado Islâmico no Afeganistão morto em bombardeamento

Abu Saad Erhabi é o quarto líder do Estado Islâmico no Afeganistão a ser morto desde julho de 2017. Grupo jihadista terá cerca de dois mil combatentes em território afegão.

Líder do Estado Islâmico no Afeganistão morto em bombardeamento
Notícias ao Minuto

16:52 - 26/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Erhabi

O líder do Estado Islâmico no Afeganistão morreu na noite do passado sábado na sequência de bombardeamentos levados a cabo pela força aérea afegã e por forças internacionais que prestam auxílio ao governo de Cabul.

Para além da morte de Abu Saad Erhabi, morreram mais 10 militantes do grupo jihadista, noticia a Reuters, que cita as autoridades de Nangarhar província onde decorreram os bombardeamentos.

Os jihadistas tinham vários esconderijos naquela província afegã, próxima da fronteira com o Paquistão. Na sequência dos bombardeamentos, várias armas e munições do grupo foram destruídas.

Até ao momento, a agência de propaganda Amaq ainda não deu conta da morte do líder jihadista afegão. A NATO, que presta auxílio nas missões contra o grupo terrorista, também continua em silêncio.

Segundo o governador de Nangarhar, Abu Saad Erhabi é o quarto líder do Estado Islâmico no Afeganistão a ser morto desde julho de 2017.

O grupo terrorista está ativo em território afegão desde 2015 e, desde então, tem levado a cabo uma série de atentados. Para além de atacar as forças do governo afegão, dos Estados Unidos ou grupos xiitas, o Estado Islâmico no Afeganistão tem combatido também contra os Taliban, outro grupo jihadista com uma presença significativa no país.

Não é certo o número de jihadistas do Estado Islâmico no Afeganistão, mas as forças norte-americanas estimam que mais de duas mil combatentes estejam presentes naquele país. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório