Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

China pede a EUA para não interferir na política externa de El Salvador

Pequim pediu hoje a Washington para não interferir na política externa de El Salvador, após a Casa Branca ter anunciado que os Estados Unidos vão rever a sua relação com Salvador, que rompeu relações diplomáticas com Taiwan.

China pede a EUA para não interferir na política externa de El Salvador
Notícias ao Minuto

11:59 - 24/08/18 por Lusa

Mundo Lu Kang

"Apenas o povo de El Salvador sabe qual é a decisão correta e qual beneficia os seus interesses, assim esperamos que certos países respeitem o direito dos Estados soberanos de desenvolverem as suas relações internacionais, em vez de interferirem nos seus assuntos internos", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lu Kang.

Recordou ainda que El Salvador se juntou a outros 176 países que mantém relações oficiais com a China (e não com Taiwan, por imposição de Pequim).

Países que mantêm laços diplomáticos com Pequim não podem ter ligações a Taipé e vice-versa.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China, mas Pequim considera-a uma província chinesa e ameaça usar a força caso declare independência.

Taipé e Pequim atravessam um período de renovadas tensões, desde a vitória da presidente independentista Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista (DPP), nas eleições de 2016.

Sob o seu mandato, cinco Estados já romperam relações com Taipé, incluindo São Tomé e Príncipe.

Taiwan conta agora com apenas 17 aliados diplomáticos no mundo, nove dos quais na América Latina e nas Caraíbas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório