Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Ataque que vitimou 34 estudantes em Cabul é "crime de guerra"

A Amnistia Internacional (AI) classificou de "crime de guerra" o ataque de quarta-feira a uma escola xiita em Cabul, capital do Afeganistão, que provocou a morte de 34 estudantes e feriu 56.

Ataque que vitimou 34 estudantes em Cabul é "crime de guerra"
Notícias ao Minuto

15:34 - 16/08/18 por Lusa

Mundo Amnistia Internacional

"O deliberado alvo de civis e de locais de ensino é crime de guerra", afirmou Samira Hamidi, responsável da AI pela área da Ásia, acrescentando que o atentado não deixou "qualquer dúvida de que Cabul não é segura".

Hamidi acentuou o recente acréscimo de violência no Afeganistão e assinalou que as mortes entre civis aumentaram também.

Segundo a polícia, um bombista-suicida entrou a pé no centro educativo, no último andar de um prédio num bairro xiita da zona oeste da capital afegã, e fez-se explodir junto de um grupo de rapazes e raparigas que estudavam para os exames de acesso à universidade.

O elevado número de vítimas obrigou a que fossem transportadas para vários hospitais da capital afegã, primeiro para os mais próximos do local, mas, depois, por falta de meios, para outros mais distantes, o que levou a que algumas vítimas fossem contabilizadas duas vezes, segundo as autoridades.

O ataque foi hoje reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico através de uma mensagem divulgada no 'site' de propaganda do grupo 'jihadista', Amaq.

Esta semana, grupos talibã lançaram um ataque em Ghazni, província de Cabul, contra as forças governamentais, apoiadas pela aviação norte-americana.

Na terça-feira um outro ataque talibã teve como alvo uma base militar na província de Faryab, nordeste do Afeganistão.

E hoje, vários homens armados posicionados num edifício em construção, atacaram o centro de treino dos serviços de informações do Afeganistão (Direção Nacional de Segurança), em Cabul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório