Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tsipras promete investigação abrangente aos fogos que mataram 91 pessoas

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, prometeu hoje que todos as questões relacionadas com os incêndios de 23 de julho vão ser investigadas e que as áreas devastadas pelas chamas serão reconstruídas com padrões mais elevados.

Tsipras promete investigação abrangente aos fogos que mataram 91 pessoas
Notícias ao Minuto

15:20 - 07/08/18 por Lusa

Mundo Incêndios

A promessa foi feita na reunião que Tsipras manteve hoje com ministros e autoridades regionais em Lavrion, cidade costeira que dista cerca de 50 quilómetros a sul das áreas ardidas.

Pelo menos 91 pessoas morreram nos incêndios de 23 de julho, que atingiu fortemente as localidades de Mati e Rafina, na península Ática e a cerca de 30 quilómetros da capital.

Alexis Tsipras reiterou que construções ilegais e as vedações erguidas nas florestas, junto à costa e nas enseadas serão demolidas.

As autoridades governamentais culparam as construções não autorizadas por terem dificultado a execução de um plano de evacuação de que resultou o aumento do número de vítimas mortais.

O Governo de Tsipras foi fortemente criticado pela forma como lidou com os incêndios, particularmente depois de negar qualquer problema no esforço de resposta.

Os fogos florestais de 23 de julho foram os que provocaram mais vítimas mortais na Europa em mais de 100 anos, segundo a base de dados do Centro para a Investigação sobre Epidemiologia de Desastres, em Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório